Termos e Conceitos do Mundo BPM

Postado por em dez 4, 2010 em BPM | 0 comentários

Termos e Conceitos do Mundo BPM

Seja bem vindo ao nosso site!

Este primeiro artigo tem o objetivo de introduzir alguns conceitos, siglas e termos comuns no âmbito de BPM. Vale ressaltar que as principais ferramentas do mercado suportam diversas tecnologias e metodologias, mas muitos profissionais acabam ficando confusos em meio à tanta variedade. Vamos tentar abordar de forma clara e sucinta tais conceitos:

Customização = personalização ou adaptação de funcionalidade, processo ou produto de forma que atenda aos requisitos do cliente. A origem da palavra vem do termo em inglês customer, que significa cliente. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente.

BPM = Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio. Tem como objetivo prover o alinhamento dos processos de negócio com a estratégia, os objetivos e a cadeia de valor das organizações. Permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas. Além disso, possibilita que as regras de negócio da organização, traduzidas na forma de processos, sejam criadas e informatizadas pelas próprias áreas de gestão, com ou sem interferência das áreas técnicas.

Processo = Sequência de ações integradas, estruturadas e mensuráveis que produzem, através da utilização de
recursos, um resultado que agrega valor na percepção do cliente. O processo é vinculado a um macro-processo e pode ser desdobrado em outros
níveis de processos (sub-processo). Fonte: www.celebroni.com.br

BPMS = Business Process Management System ou Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio. Refere-se a um sistema que automatiza o gerenciamento de processos de negócio (execução, controle e monitoração).

SOA = Service-oriented architecture ou Arquitetura Orientada a Serviços. É um conceito no qual aplicativos ou rotinas são disponibilizadas como serviços em uma rede de computadores (Internet ou Intranets) de forma independente, se comunicando através de padrões abertos e aumento a reusabilidade de um mesmo serviço. A maior parte das implementações de SOA se utilizam de Web services. Entretanto, uma implementação de SOA pode se utilizar de qualquer tecnologia padronizada baseada em web.

ERP = Enterprise Resources Planning ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

Visão de(o) negócio = Conhecimento das metodologias, processos, estratégias, produtos, áreas e regras de negócio de uma determinada organização.

Visão de TI = Conhecimento das metodologias, processos, arquitetura, linguagens e sistemas, dentro do âmbito tecnológico de uma determinada organização.

PMI = Project management Institute. É a entidade mais conhecida do mundo em gestão de projetos, autora do livro PMBOK e proprietária da certificação PMP.

PMBOK = Project Management Book of Knowledge. Livro que contém as melhores práticas em gestão de projetos segundo o PMI. O livre está em sua 4ª edição.

PMP = Project Management Professional. Certificação amplamente aceita pelo mercado para atestar um Profissional da Gerência de Projetos.

É isso! 

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.